- Identificar os principais fatores que interferem em um conflito, como surge, seus impactos e como pode ser administrado.
- Compreender estratégias e táticas para saber enfrentar e/ou superar obstáculos na gestão de conflitos.
- Entender o uso de ferramentas de diálogo para ajudar a lidar com situações conflituosas e adversas.
- Desenvolver acordos com base na colaboração para diminuir potencial de conflitos.
1. ESTILOS COMPORTAMENTAIS E MODELOS MENTAIS
- Como funciona o comportamento humano
- Modelo mental: muito além de racional e emocional
- Diferenças e semelhanças entre estilos e seus reflexos nas relações
2. FUNDAMENTOS SOBRE CONFLITOS
- O que é conflito, suas causas e fatores
- Tipos de conflitos frequentes
- Ambiente de trabalho como espaço de conflitos
3. GESTÃO DE CONFLITOS
- Estratégias e táticas para lidar com conflitos
- Como buscar o acordo ganha-ganha em situações conflituosas
- Habilidades comportamentais para gerir conflitos
4. COMUNICAÇÃO E DIÁLOGO
- Pilares para diálogo em situações de conflito
- Comunicação Não-Violenta e sua aplicação em conflitos
- Linguagem verbal e corporal para comunicar melhor