- Desenvolver nos profissionais o poder de influência, com a utilização de estratégias de ação e de habilidades interpessoais autênticas, visando a transformação e o desenvolvimento das organizações;
- Fornecer referencial de auto-análise que estabelecem as estratégias de ação pessoal na relação com o cliente interno;
- Identificar as interações possíveis entre o consultor e o cliente interno e suas consequências para a relação e para os resultados organizacionais;
- Experimentar o poder pessoal de influência transformadora num processo simulado de consultoria interna;
Módulo 1 - As expectativas de aprendizagem do grupo
- O que querem mudar, manter e potencializar no seu desempenho pessoal
- O que está previsto: objetivos, conteúdo e metodologia
Módulo 2 - Consultoria Interna - A teoria e a prática
- Um caso real pessoal
- Comparativo: caso real e modelos apresentados
- Impactos para a relação, para os resultados e para a aprendizagem
- A importância do conhecimento técnico e a missão da área.
Módulo 3 - A escolha que o consultor precisa fazer
- Alinhando o discurso com a ação;
- Assertividade como habilidade transformadora;
- Confiança e coragem como base da assertividade.
Módulo 4 - As fases de um processo de consultoria
- As fases de um processo de consultoria;
- Uma experiência rápida e completa;
- Distinção entre conteúdo e processo na relação consultor - cliente.
Módulo 5 - As habilidades do consultor interno
- Potencializando sua capacidade de trabalhar em equipe;
- Enxergar, ouvir e expressar;
- Exercer liderança organizacional;
- Confrontar e apoiar;
- Como gestor de conflitos, harmonizando interesses divergentes;
- Expressar o que quer e o que pode oferecer.
Módulo 6 - Simulação de um processo de consultoria interna - Laboratório
- Conciliando o conteúdo e o processo de consultoria;
- As fases de um processo de consultoria;
- Contato e contrato;
- Diagnóstico;
- Implementação das ações;
- Avaliação global.